Sarah Rodrigues

Foto: Arte Lisiê

Sarah Castelo Branco Monteiro Rodrigues, nasceu no dia 08 de abril, na cidade de Manaus (AM), filha de João Pinto Monteiro Neto (Magistrado) e de Maria Amélia Castelo Branco Monteiro (do Lar), casada há 16 (dezesseis) anos com José Roberto Rodrigues (Empresário). Mãe de José Roberto Rodrigues Filho (14) e Yara Monteiro Rodrigues (12). Sua religião é Católica-Apostólica-Romana, praticante.
Sarah dedicou sua adolescência ao esporte, conquistando para as cores do Amazonas o Tri-Campeonato brasileiro em Ginástica Rítmica Desportiva. Recebeu medalha de Mérito Desportivo, na capital Federal, das mãos do Presidente da República General Ernesto Geisel e do Governador do Estado do Amazonas Dr. Paulo Pinto Nery.
Concluiu o Primeiro Grau no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora Manaus-Am, no ano de 1978. Concluiu o segundo grau no Colégio Dom Bosco –Manaus/AM, no ano de 1981.
Em dezembro de 1986, conclui o curso de Direito pela Universidade Federal do Amazonas. Aprovada no Exame de Habilitação da OAB/AM, em janeiro de 1987.
Pós-Graduada em Direito Empresarial pela FGV/RJ, obtendo nota máxima, conquistando o 1º. lugar no referido curso. Pós Graduada em Contratos Comerciais pela F.G.V-RJ. Pós-Graduada em Direito Civil e Processual Civil, pela Faculdade Estácio de Sá-RJ. Ocupou os seguintes cargos : Presidente da Comissão de Licitação da Companhia Energética do Amazonas - CEAM; Assessora Jurídica do Grupo COMAGI-AM, foi professora da Universidade da Amazônia –UNAMA-PA, da Cadeira "Direito Civil", Presidente do Centro de Eventos Jurídicos do Estado do Pará, ocasião, em que promoveu o 1º. Encontro de Direito Civil do Estado do Pará, o 1º. Encontro de Direito Processual Civil no Estado do Pará-PA, com a participação de grandes personalidades jurídicas nacionais e internacionais.
Em 1996 foi aprovada no concurso público de ingresso a carreira da Magistratura do Estado do Pará, em 1º lugar (em notas). Por sua competência, integridade , dedicação a Magistratura e às pessoas carentes, foi-lhe outorgado, no ano de 1998, o “Título Honorífico de Cidadã de Tomé-Açu-PA”, pela Câmara Municipal do Município de Tomé-Açu –PA, e o título de "Mulher de Destaque", nos anos de 1999 e 2.000,”DIREITO DE SERVIR”, pelo Rotary Clube Internacional (Tomé-Açu). Em 2.002, recebeu a Comenda Municipal “Aurélio do Carmo”, pelos relevantes serviços prestados à Comunidade Tomeaçuense.
Sarah Rodrigues publicou os seguintes trabalhos jurídicos: “AS SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA” ( prefaciado por Afonso Arinos) e “CONTRATOS COMERCIAIS” Revista de Ciência Política da FGV/RJ”. Publicou no Informativo do TJE/PA os seguintes trabalhos: “A NOVA REFORMA ADMINISTRATIVA, EMENDA CONSTITUCIONAL N° 19, e “UNIÃO ESTÁVEL” .
Assinante da Revista JANGADA, da Ala Feminina da Casa Juvenal Galeno-CE., onde publicou algumas de suas poesias. Possui também algumas poesias publicadas no site: "Lisiê Love&Dreams".
Sarah Rodrigues é membro da UBT - Pará.
Foi Menção Especial no I Concurso Nacional e Internacional de Trovas do Balneário de Camboriú-SC - Em julho de 2.004.
Membro efetivo da AVBL - Academia Virtual Brasileira de letras. Patrono: Alonso Rocha.
Sarah Rodrigues atualmente é Juíza de Direito titular da Comarca de Tomé-Açu-PA, Juíza da Infância e da Juventude, Presidente do Tribunal do Júri na Comarca de Tomé-Açu-PA.
Vice-Presidente do Clube dos Poetas de Tomé-Açu-PA.
Foi nomeada pelo Presidente da UBT, Eduardo Toledo,
como Delegada da UBT- do Município de Salinópolis -Pará.
Desde a sua infância, Sarah já demonstrava grande admiração pela poesia, mas foi na adolescência, que começou a escrever seus primeiros versos.
Sarah, é a autora do seu Web Site “PORTO DOS SONHOS E DAS POESIAS. Pessoa simples, carismática, alegre, amante da natureza e da poesia.
Estrela-do-Mar, como é conhecida, permanece fiel a si mesma, o que equivale dizer que permanece fiel à sua singular vocação poética.
Quem conhece e convive com Sarah Rodrigues, percebe facilmente que ela é Luz, é Poesia, é Amor na sua forma mais sublime! Por ser uma pessoa simples, espontânea, autêntica e verdadeira.
Para mim, é uma honra ter a sua amizade, e estar presente nesse pedacinho do céu, que é o "Porto dos Sonhos e das Poesias".

Lisiê Silva.

*DELEGADA DA UBT, DO MUNICÍPIO DE SALINAS-PA

Pérola-Sonho

Na praia, debruçada em pensamentos,
no silêncio de um sonho, quis do mar,
o consolo das ondas e dos ventos
para conter a dor ao te encontrar.


Por que então reviver os sentimentos
se o coração procura não chorar?
Por que buscar no amor ressentimento
se o próprio amor bem sabe perdoar?


Por que, pérola-sonho, despertar-me?
Tens por ventura um riso após o pranto
e o teu amor desejo de abraçar-me?


Por que, pérola-sonho, nos convida
depois de tanto tempo ao mesmo canto
se em outros desencontros foi-me vida?

 

Confissão

Não sei por que te quero tanto
se para mim, tarde chegaste,
trazendo riso, trazendo pranto,
de alguém que chega, de alguém que parte!

Se estás quase no fim
e eu estou no começo ainda...
Por quê viestes então assim,
reflorescer o que se finda?

Felicidade cedo partiu,
do amanhecer da minha vida,
da alma dorida, dos sonhos meus.
Se ainda mereço algo de mais triste...

Te amo tanto... Juro por Deus!

 

 Eu Sou Amazônia !

Eu sou o verde da mata.
Sou a seiva da manhã.
Eu sou a sereia que canta.

O vôo da Jaçanã.
Eu sou o banho de cheiro.
Folha de Tamba-Tajá.
Eu sou o orvalho da aurora
Que chora para te acordar ...

Eu sou o encontro das águas,
rios: Negro e Solimões.
Eu sou o canto dos pássaros
que cantam verdes canções.

Eu sou o vento que sopra
e a força da correnteza.
Eu sou o rio Amazonas,
com toda a sua riqueza.

Eu sou a Iara e o boto.
curupira e cunhatã.
Eu sou curumim maroto.
Tenho a cor do tucumã.

Eu sou a Vitória-Régia,
a palmeira do açaí,
samaúma da floresta
‘cheiro de patichuli.

Eu sou a força e a magia
do canto do uirapuru.
Sou o grito das araras,
O sabor cupuaçu.

Eu sou a cabocla da selva,
que dentro da selva, sonha ...
Eu sou poema e versos.
Sou simplesmente, Amazônia!

 

http://www.sarahmrodrigues.com/

 

Música: onemansdream.mid

 

 

Voltar Menu

 

Art by Ligi@Tomarchio®